sábado, 31 de março de 2012

'A invenção de Hugo Cabret' e a moda!

Resolvi ouvir os conselhos do meu namorado e na terça-feira passada parei tudo para assistir um filme e repor as ideias. O escolhido foi 'A invenção de Hugo Cabret' que conta a história de um menino órfão que viveu no início dos anos de 1920. É claro que eu não vou contar a história  toda porque senão perde a graça, mas uma fala do personagem principal me fez ponderar e levou  meu pensamento pra moda (tinha que ser né?!). Não me lembro as palavras exatas mas era mais ou menos assim: "Nós somos como as máquinas, quando não cumprimos nosso propósito é porque estamos estragados ou quebrados e precisamos de consertos".



Você deve estar se perguntando o que isso tem haver com a moda, mas a analogia é simples: quando uma roupa/acessório não passeia com você pela vida, ela não cumpre seu propósito e é considerada sem utilidade. E o conserto dela  não é feito com parafusos e chave de fenda, mas sim com linhas, agulhas, botões e doses de habilidade manual e sensibilidade.


Se levarmos o conserto das máquinas para a esfera da moda, nesta ele passará a ser chamado de customização que, nada mais é do que o ato de conferir nova 'vida' às peças mas sempre de um jeito inovador, próprio e estiloso. No filme, um dos personagens ganhou 'uma nova roupagem' mas foi uma transformação interior, que aconteceu quando ele voltou a acreditar no seu antigo trabalho. O ato de refazer uma peça, abre novas possibilidades de look, sem falar que, se ela já esta com você pode ser mais barato fazer uma pequenina reforma do que comprar um exemplar novo.



Acho super interessante a própria dona da roupa fazer a customização, porque essa é uma atitude na qual você coloca todos os seus sentimentos sem a interferência de ninguém e o resultado será muito mais fiel à sua personalidade. E customizar (nada mais é do que o verbo 'reformar') e pode ser super simples: basta, por exemplo, escolher aqueles botões que lembrem de alguma forma sua infância e costurá-los na blusa e pronto!


Neste fim de semana que tal acreditar novamente naquela peça de roupa e fazê-la cumprir sua respectiva função? ;)
Twitter: @clicamila

2 comentários:

  1. Nunca iria imaginar este filme se relacionando com a moda. Adorei. Abraços...Ita.

    ResponderExcluir