terça-feira, 16 de outubro de 2012

Exposição ‘Caderno de roupas, memórias e croquis’!


A terça-feira começa com uma dica cultural para quem é da moda ou não: uma visita à exposição do Ronaldo Fraga que ‘atende' pelo nome de ‘Caderno de roupas, memórias e croquis’. Fui visitar e achei que é super apropriada para quem esta cursando Design de Moda, afinal mostra todo o processo criativo pelo qual o estilista passou para fazer suas coleções. Se você é aluna (o) do curso, sabe que toda e qualquer lembrança pode se transformar numa coleção cheia de graciosidade e lá não foi diferente. Em um dos ambientes, malas estavam dispostas e dentro de cada uma, objetos e detalhes que o estilista trouxe de viagens e que fizeram parte da concepção das coleções. Dica boa para quem é designer e às vezes se sente perdido em meio à um mundo de informações: separe suas lembranças por temas e guarde em caixinhas separadas, porque isso pode ajudar a nortear seu pensamento na hora de criar.






Outro ponto super válido é  a parede com imagens dele e da família que mostram a importância que o ato de observar as pessoas possui. O que elas estão vestindo e a forma como se comportam tem um peso muito grande na hora de fazer uma coleção afinal de contas, você vai fazer a roupa para vender, e não para ficar guardada dentro do seu armário né?! Estar atenta (o) a isso é imprescindível afinal, ninguém quer morrer de fome, certo?!






Um jeito bem legal de fazer coleções  autênticas é, literalmente, incorporar o tema. E Ronaldo fez isso  quando ficou por 45 dias no vale do Jequitinhonha para aprender  e  assimilar o máximo de informações  para a coleção ‘Costela de Adão’. Na exposição, a sala que abriga tais roupas tem até o chão de ‘terra todo trincadinho’, sabe como?! E a iluminação, pode ser entendida como uma ‘gambiarra’ (proposital, é claro), para mostrar o descaso com o qual as autoridades tratam determinadas áreas do nosso país.








E finalizando, este quarto e último tópico vale muito uma reflexão: os estilistas e ‘não-estilistas’ devem sempre abrir a mente para entender que as combinações de elementos (seja quais forem) podem ser as mais variadas possíveis. Para tal, estão em evidência desenhos de manequins divididos em três partes com looks masculinos e femininos que convidam o visitante a girar uma das partes para formar propostas que podem ser uma graça! Aqui no blog tem alguns textos que possuem uma ideia semelhante: a mesma peça para moças e rapazes! (clique aqui para ver a seleção).









“A vontade de ilustrar uma nova história para vestir é o que não me deixa descer do balanço, porque este é o meu parque de diversões.” Ronaldo Fraga


Exposição “Ronaldo Fraga – Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”

Quando: 10 de outubro a 9 de dezembro, de terça a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, de 10h às 18h. Funcionamento normal em feriados.
Onde: Palácio dos Despachos (futura Casa Fiat de Cultura, no Circuito Cultural Praça da Liberdade); Praça José Mendes Júnior – Lourdes
Quanto: Entrada Gratuita
Classificação: livre
Mais informações: (31) 3239-2014
Twitter:@clicamila
Pinterest: http://pinterest.com/blogclicamila/

Nenhum comentário:

Postar um comentário